Cursos de extensão oferecidos pela Fadisi
“Capelania hospitalar”
Entre as vicissitudes históricas que assinalaram as prioridades da Igreja ao definir os diversos campos de ação pastoral, põe-se hoje com urgência crescente a atenção à relação entre o anúncio do Evangelho e a Cultura, em todos os setores, principalmente nos momentos de maior fragilidade do ser humano, ou seja, durante o processo de doença, cura, ou mesmo no processo do morrer.
Base legal do projeto:
- Constituição República Federal do Brasil de 1988, reza:
Art. 5º: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes.
VII- é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.
|
Art. 1o Aos religiosos de todas as confissões assegura-se o acesso aos hospitais da rede pública ou privada, bem como aos estabelecimentos prisionais civis ou militares, para dar atendimento religioso aos internados, desde que em comum acordo com estes, ou com seus familiares no caso de doentes que já não mais estejam no gozo de suas faculdades mentais.
Art. 2o Os religiosos chamados a prestar assistência nas entidades definidas no art. 1o deverão, em suas atividades, acatar as determinações legais e normas internas de cada instituição hospitalar ou penal, a fim de não pôr em risco as condições do paciente ou a segurança do ambiente hospitalar ou prisional.
“Capelania Universitária – Fides et Ratio”
Histórico:
Entre as vicissitudes históricas que assinalaram as prioridades da Igreja ao definir os diversos campos de ação pastoral, põe-se hoje com urgência crescente a atenção à relação entre o anúncio do Evangelho e a Cultura, particularmente universitária. A Igreja no Acre encontra-se a enfrentar uma realidade totalmente nova nos últimos 10 anos, com o crescimento da realidade universitária. Nos últimos anos temos presenciado um grande crescimento de novas faculdades em Rio Branco, bem como o nascimento e fortalecimento da Faculdade Diocesana São José, a Católica do Acre.
Dentro deste novo contexto, se faz necessário um qualificado acompanhamento dos nossos universitários cristãos para de uma forma serena e crítica dialogar com o mundo universitário, sustentando, assim, aquelas forças intelectuais que se deixam iluminar pelo mistério pascal, ao serviço de um projeto cultural que se propõe chegar à realização de um novo humanismo integral, aberto a tolerância das diferenças culturais, religiosas, de gênero, bem como de opção sexual.
Coordenação do Projeto: Frei Carlos
Proj. Capelania Universitária: Clique aqui para baixar